Palestrantes

Alex Sandro dos Santos Paulo

Alex Sandro dos Santos Paulo

Gestor de projetos e comunicação da EcoModas. Diretor comercial do setor corporativo da EcoModas.

Aline Oliveira Fernandes da Silva

Aline Oliveira Fernandes da Silva

Consultora e sócia da Impacta – consultoria de sustentabilidade. Embaixadora Lixo Zero. Engenheira Florestal de formação com graduação tecnológica e experiência em hotelaria. Escreveu e-book Uma Vida Lixo Zero, vencedor do prêmio LZ em 2020. Ama compostar e trocar conhecimento de transformação com as pessoas.

Ana Cristina Fontes Moreira

Ana Cristina Fontes Moreira

Doutora de Ciência e Tecnologia de Polímeros (UFRJ/IMA), Professora na UERJ | Nova Friburgo, coordenadora do LaSQPol e dos projetos de extensão: Ecoponto UERJ, Ecoeduca e GTRS-NF

Antonella Mazzine Pichinin

Antonella Mazzine Pichinin

Mestre em Direitos Emergentes na Sociedade Global, com ênfase em Direitos da Sociobiodiversidade: desenvolvimento e dimensões da sustentabilidade, pela Universidade Federal de Santa Maria; Representante do movimento Fashion Revolution Brasil em Santa Maria; Vencedora do Prêmio Lixo Zero 2021, na categoria Moda Lixo Zero; Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil; Proprietária do Florenttina Brechó.

Bernardo Tairã Silva Botelho

Bernardo Tairã Silva Botelho

Nasci em Recife onde cursei administração e iniciei minha carreira na Bunge Alimentos. Em 2008 fui convidado a trabalhar na distribuidora Novamix e logo comecei uma dupla jornada na Superpão. Em 2013 casei, em 2014 nasceu meu filho Davi e eu embarquei num novo projeto, as lojas Novamix FoodService. Hoje são 6 lojas no RJ e um e-commerce. Também me formei em marketing e tive minha filha, Maria Rosa

Carin Taiara Gomes

Carin Taiara Gomes

Bacharel em Engenheira Química, Técnica em Meio Ambiente, Servidora Pública do Município de Venâncio Aires, desde 2011, com atuação na área de Fiscalização Ambiental e projetos de Educação Ambiental. Participação ativa em Conselhos e Comitês de Bacia Hidrográfica. Coordenadora dos Programas de “Compostagem Doméstica” e “Biodigestores nas Escolas” de Venâncio Aires.

Carmen M B Valdez

Carmen M B Valdez

Socióloga, mestre em Artes Cênicas e especialista em Gestão de Organizações Sociais e Empreendimentos de Impacto Social, com experiência predominante no Gerenciamento de Programas e Projetos no âmbito da Cultura e Meio Ambiente (Gestão Pública e Privada) e na Coordenação Acadêmica de cursos de formação livre e continuada.

Luiz Eduardo Silva Enne

Luiz Eduardo Silva Enne

Engenheiro de formação, proprietário da Cervejaria Lumiarina (Lumiar, Nova Friburgo)

Amanda Martins da Silva

Amanda Martins da Silva

Amanda Martins, 31 anos, é formada em Engenharia de Produção Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia e pós-graduada em Gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral. Atuou 7 anos na empresa SAP de tecnologia e 5 deles como executiva de contas. Em 2020, fundou a Ciclou, startup de serviços de upcycling, focado na transformação de peças e materiais que estão em desuso ou seriam descartados.

Marcia Regina Lima Xavier

Marcia Regina Lima Xavier

Presidente da Cooperativa Bandeirantes, desde 2008. Possui 19 anos de experiência no mercado nacional de materiais recicláveis. Desde 2014, integrante do programa “Coleta Seletiva”.

Cristiane Passos de Mattos

Cristiane Passos de Mattos

Professora Dra. do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET-RJ, Campus Nova Friburgo, RJ.

Daniel Pan

Daniel Pan

Daniel Pan Designer de Produto pela UFRJ, pós-graduado em Sustentabilidade pela FGV, coordenador de inovação empresarial na Casa Firjan, onde já aplicou soluções de Economia Circular orientadas pelo design em mais de 60 empresas.

Maria Elizabeth Fernandes Correia

Maria Elizabeth Fernandes Correia

Bióloga com mestrado em Ecologia e doutorado em Ciência do Solo, é pesquisadora da Embrapa Agrobiologia há 25 anos, atuando na pesquisa com fauna do solo, ecotoxicologia terrestre e gongocompostagem.

Felipe José de Moraes Pedrazzi

Felipe José de Moraes Pedrazzi

Biólogo, mestre e doutor em geociências e meio ambiente. Fundador e atual diretor-presidente da Associação Brasileira de Compostagem. Trabalha com compostagem desde 2009, atualmente gerencia uma operação de compostagem em sistema misto (aerado/pilhas reviradas) no interior de São Paulo/SP, município de Pereiras.

Fernanda Altoé Daltro

Fernanda Altoé Daltro

Gerente Executiva do CEMPRE desde 2021, é profissional reconhecida nacionalmente na área de sustentabilidade, com foco em produção e consumo sustentáveis, resíduos sólidos e Economia Circular. Foi gerente de projetos no Ministério do Meio Ambiente, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e na Coca-Cola Brasil.

Guilherme Souza Campos

Guilherme Souza Campos

Fundador da empresa de impacto social OrganoKits Práticas Sustentáveis, coordena o projeto Clube do Húmus Compostagem. Possui graduação em gestão ambiental pela UNESA. Atualmente além de promover eventos de mobilização social com ênfase no desenvolvimento sustentável na cidade de Nova Friburgo também é educador ambiental no Projeto Aduba no município de Duas Barras – RJ

Heydi lee Pitteri de Meireles

Heydi lee Pitteri de Meireles

Meu nome é Heydi Pitteri, formação engenheira ambiental, consultora lixo zero, atualmente trabalhando no projeto lIXO ZERO nas escolas do Estado do Rio de Janeiro. A primeira escola lixo zero a ser certificada foi o CIEP 480 de nova Friburgo com 93% de desvio de aterro.

Julia Goldman de Queiroz Grillo

Julia Goldman de Queiroz Grillo

Julia Grillo é arte-educadora e contadora de histórias, formada em Letras pela UFRJ e Dança pela Escola Angel Vianna, com Mestrado em Artes pela ECA-USP. Como diretora da Oficina Escola de Arte Granada, em São Pedro da Serra, vem desenvolvendo um trabalho de investigação em educação ambiental com arte, e ações voltadas à destinação dos resíduos sólidos em parceria com as escolas do lugar.

Kamila Ferreira Barroso Lattanzi

Kamila Ferreira Barroso Lattanzi

Mãe de Malu e Nina, casada com Rodrigo, meu grande sonho é estar a serviço da transformação regenerativa da cadeia da Moda, atuando na expansão da consciência deste setor. Desde 2020 faço parte do Conselho da Oficina Muda, sendo o seu Proposito atuar na transformação regeneradora do resíduo têxtil da indústria da moda com inovação e criatividade, promovendo o bem para o planeta e para a sociedade.

Lucas Ferreira da Silva Palazzo

Lucas Ferreira da Silva Palazzo

Graduado pela UFRJ, Pós Graduação em Gestão de Negócios pelo IBMEC/RJ e Mestrado em Sistemas de Gestão pela UFF. Sócio e Co-fundador da Tech Trash desde 2016, e, atualmente, Head de Operações na Circoola.

Luiz Eduardo Lyra Magalhaes

Luiz Eduardo Lyra Magalhaes

Formado em contabilidade administração com pós graduação em direito tributário. Trabalhou por 10 na Ernst & Young nas áreas de auditoria externa, tributos e privatização. Atuou em diversas empresas como Aeroporto de Guarulhos, Metrô RJ e Linha Amarela e atualmente é investidor da Oficina Muda, multimarca da moda upcycling, uma empresa da sustentabilidade na moda que faz ressignificação de resíduos e dá destinação adequada para eles.

Otávio Alves Barros

Otávio Alves Barros

Otávio Barros, Presidente da Cooperativa Vale Encantado e Presidente da Associação de Moradores: Otávio Barros atua como Liderança comunitária no Vale Encantado, Guia de turismo, Tem conhecimento ecológico ambiental da fauna e flora, Tem experiência na construção civil geral, Formação no Curso Socioambiental da Rede de Favela.

Felipe de Souza Silva

Felipe de Souza Silva

Graduado em comércio exterior – pós-graduado em eng. de produção, entusiasta de novos métodos e processos produtivos ligados a inovação e sustentabilidade. A frente da Monthal obteve prêmios como: Firjan de Sustentabilidade, Prêmio Destaque da Moda, Prêmio Estratégias ODS. Com projetos externos já foi selecionado e premiado pela AMBEV, COCA COLA e NESTLE, todos com projetos alinhados as ODS.

Roseli Barbosa

Roseli Barbosa

Pedagoga e cofundadora da ONG Espaço Urbano. Atuante em mais de 20 municípios de São Paulo, Roseli atua em projetos socioambientais voltados para resíduos sólidos, buscando a participação de toda a população em ações que permitam a sensibilização e a educação ambiental, proporcionando cidades mais limpas, conscientes e sustentáveis.

Rafael Pinho Senra de Morais

Rafael Pinho Senra de Morais

Rafael é PhD em Economia pela Toulouse School of Economics e bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mesma instituição onde é professor-pesquisador em Economia e Análise Econômica do Direito desde 2012. Desde 2017 se dedica a causar impacto real com projetos de extensão voltados à inclusão social e regeneração ambiental. Desde 2020 coordena o @projetoaduba (www.aduba.org)

Maria Fernanda Peralta

Maria Fernanda Peralta

Pedagoga e Gestora Pública pela Universidade Salgado de Oliveira, pós graduada em Gestão Ambiental Municipal pela Unipública – Escola de Gestão Pública. Assessora Técnica da SUPGER/SEAS/RJ em políticas públicas e gestão de resíduos sólidos Urbanos, implantação de sistemas de coleta seletiva. Experiência de mais de 20 anos em gestão pública, com atuação em órgãos ambientais municipais e estaduais.

Letícia Rebello Pimentel

Letícia Rebello Pimentel

Executiva de Cultura e Sustentabilidade do Espaço Arp. Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2010), com foco em Gestão da Inovação Social, e graduada em Ciências Econômicas, pela PUC/RJ (2004). Ampla experiência em captação de recursos, gestão e avaliação de projetos sociais, tendo trabalhado em instituição governamental, empresa privada e ONG´s.

Priscila Guimarães de Oliveira Silvia e Hugo Luiz Gonçalves da Silva

Priscila Guimarães de Oliveira Silvia e Hugo Luiz Gonçalves da Silva

O casal friburguense atua na área do turismo há mais de 15 anos, e há aproximadamente um ano transformaram uma área em RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, a Reserva Caiuá. O projeto tem como objetivo aproximar famílias da natureza através de experiências criativas e sustentáveis.

Lucas Chiabi

Lucas Chiabi

Engenheiro Ambiental formado pela UFRJ e empreendedor, é o fundador do Ciclo Orgânico, entusiasta da compostagem, se dedica a transformar “lixo orgânico” em adubo na cidade, através das coletas domiciliares que hoje atendem mais 4500 famílias no Rio de Janeiro. E sonha com o dia em que cascas e restos de alimentos sejam tratados como recursos valiosos ao invés de lixo.